Prefeitura Municipal de Periquito - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Símbolos Municipais

por Assessoria de Comunicação Social

21/06/2013 08:52

Brasão do Município

Brasão do Município

Brasão do Município

O Brasão, assim como a bandeira do município de Periquito, são figuras simbólicas, uma insígnia que representa a identidade do município, a sua evolução política, administrativa e econômica, seus costumes, tradições, arte e cultura.
 
O Brasão Oficial do município de Periquito, foi criado através da Lei Municipal N.º 018/97 de 18 de abril de 1997.

 
 
 




Bandeira de Periquito

Bandeira de Periquito

Bandeira de Periquito

Segundo Geraldo Andrade Valadares, compilador, historiador do município e um dos criadores da bandeira e da Lei Orgânica Municipal, a bandeira periquitense sintetiza várias ideias: as cores que ladeiam o brasão (azul, amarelo, verde e vermelho) representam os partidos políticos existentes no então distrito de Açucena à época da emancipação (1995).

Já o branco, que cerca o brasão, classifica a paz desejada aos munícipes. O brasão, em “U”, indica a união.

No topo do mesmo, podem ser percebidos os três poderes: executivo, legislativo e, o maior, judiciário.

Os ramos, ao lado do brasão, são folhas de eucalipto – grande responsável pela economia periquitense juntamente com a agropecuária (representada pelas figuras do boi, trator, milho e plantio).

As aves da espécie Melopsittacus undulatos, da família Psittacidae são óbvias por sua presença na bandeira, uma vez que dão nome à cidade e eram encontradas aos bandos no início da urbanização periquitense.

A família também é representada na bandeira de onde, pode-se perceber, por fim, ao centro, um triângulo vermelho de onde sai uma grande estrela. Indicativo de que Periquito acabara de nascer.



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página