Prefeitura Municipal de Periquito - MG

Você sabia?
Imprimir Email

Educação

Proerd capacita crianças

por Assessoria de Comunicação Social

10/11/2017 14:04

Estudantes de todas as escolas de ensino básico de Periquito, com faixa etária entre oito e 12 anos, participaram da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, na sede do município, no último dia 8 (quarta-feira). Ao todo, 507 crianças foram capacitadas para dizer “não” às drogas por intermédio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação - Smed e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

O programa tem sido ampliado no município ao longo dos anos. Antes, somente algumas escolas tinham o programa. Hoje, todas são atendidas. O conteúdo programático do Proerd é ministrado aos pequenos por intermédio de policiais capacitados para este fim. Ao término deste conteúdo, as crianças passam por um concurso de redação sobre o aprendizado e são premiadas no dia da formatura. Durante o evento, cestas de chocolate foram sorteadas e os vencedores do concurso foram premiados com cinco bicicletas. Uma para cada escola participante.

Como surgiu o Proerd? Com o slogan “Nossas Crianças Longe das Drogas”, o Proerd se apresenta como programa educacional e preventivo. Através dele, a PM promove interação entre policiais e alunos tanto da rede pública, como particular. O policial destacado entra, uma vez por semana, em sala de aula. Em Periquito, este treinamento durou quase quatro meses. O programa surgiu em 1983, em Los Angeles, EUA, em uma parceria entre o Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado. Por lá, o Proerd é chamado de Dure Abuse Resistance Education - DARE. É considerado um dos maiores e mais importantes programas de prevenção às drogas do mundo. Em Minas, foi estabelecido em 1998. Cinco anos depois, foi implantado em Governador Valadares e região.

 

Confira as imagens aqui.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página